esta 5ª feira às 14:30, e na madrugada de 5ª para 6ª às 5:00 passa, no canal Hollywood, o filme Wonder Boys- Os Prodígios.
Esta película que saiu em 2000, realizada pelo aclamado Curtis Hanson ( que dirigiu o soberbo L.A Confidential), desenrola-se numa universidade de Pittsburgh e tem como personagem principal um professor de... escrita criativa, Grady Tripp.
Para sermos rigorosos, o filme não é sobre o processo da escrita criativa, ele fala-nos de segundas oportunidades, de laços improváveis, da amizade.
O professor, desempenhado por Michael Douglas, atravessa um período complicado da sua vida pessoal e profissional (ele é também escritor), ao mesmo tempo que tenta servir de mentor a um dos seus frágeis alunos, James Leer (Tobey Maguire) cuja short-story é destruída, no início do filme, por uma colega com o comentário : "Jesus, what is it with you catholics!"
O filme é baseado no romance homónimo (1995) do jovem escritor americano Michael Chabon que tirou o curso de escrita criativa (sim, isso existe) em Pittsburgh, onde seguramente recolheu o material para este romance.
A personagem de Grady Tripp é inspirada num professor de escrita, que teve como aluno Raymond Carver, de quem já falámos várias vezes (eu não consigo confirmar isto, façam vocês a pesquisa e depois digam-me alguma coisa sff).
Resta-me dizer que a banda sonora é magnífica conta com Leonard Cohen e com duas (sim, duas) canções de Bob Dylan.
Aqui têm o trailer do filme: http://www.youtube.com/watch?v=sveK_fhIqhs
Para uma boa introdução a Michael Chabon recomendo esta colecção de short-stories:
http://www.goodreads.com/book/show/16699.A_Model_World_and_Other_Stories
O posfácio do seu primeiro romance, que foi o seu trabalho final de curso, aborda a questão das dificuldades de um aspirante a escritor, podem encontrá-lo nesta edição:
http://www.goodreads.com/book/show/16697.The_Mysteries_of_Pittsburgh
I wanted to write something with reach. Welty and Faulkner started and ended in small towns in Mississippi but somehow managed to plant flags at the end of time and in the minds of readers around the world.
Se quiserem utilizem a caixa de comentários para verbalizar as vossas opiniões sobre o filme.
Um grande bem-haja,
aluno nº37965
Sem comentários:
Enviar um comentário