24/03/11

Conto Individual - Marcos Guedes

Ulisses

4 comentários:

  1. Em primeiro lugar devo dizer que o conto está excelente. Uma história, penso eu, muito romântica e cheia de espirito português. Existe pouca descrição das personagens, mas não é necessária e eu sempre gostei de histórias que deixam as personagens à imaginação do leitor.
    No entanto, uma correcção. "E Ulisses foi pintado a negro da quilha do barco." Não percebo esta parte. Talvez deveria ser "foi pintado a negro na quilha"? E uma dúvida, tinha a impressão que a quilha é uma parte do barco que fica debaixo de água, não é? Posso estar enganado.

    -Filipe Gomes Nº41527

    ResponderEliminar
  2. Tens razão, é proa, não quilha. Foi gralha minha. Obrigado

    ResponderEliminar
  3. Uau. Gosto mesmo muito deste conto. Gosto muito da tua maneira de escrever e de descrever sem ser demais. Gosto do ambiente e gosto do facto de ser bastante visual. Quase vejo a Sofia, quase lhe imagino a expressão da espera. Gosto particularmente da referência ao Domingo e de, no fim, Ulisses regressar à sua Ítaca, a casa e ser Domingo. Gosto das referências em itálico a Dante e dos diálogos não estarem escritos na maneira tradicional, mas sim entre aspas, envolvidos em narração. Gosto muito de uma frase: "Na calma dessa manhã, pé ante pé para não acordar o mar...".
    Quanto ao nome, Ulisses, tão comentado na aula... Quanto à possibilidade ser escolhido outro nome para o barco... Acho mesmo que não pode haver outro nome para o barco, pois nenhum outro encaixaria tão bem, não fazia sentido.

    Óptimo trabalho! Se escreveres mais e publicares um dia, vou ler eheh :P

    Bom trabalho a todos,
    Joana Maria, nº40580

    ResponderEliminar