Conteúdos Programáticos
1. Definições de Escrita Criativa
1.1. Objectivos e público
1.2. Estímulos criativos vários
1.3. Exercícios de desbloqueio
2. Revisão de conceitos básicos ligados à composição textual
2.1. A oração
2.2. A frase
2.3. O parágrafo
2.4. O texto
3. Os processos de leitura e escrita
3.1. O gosto pela palavra
3.2. Ler melhor para saber escrever
4. Escrever
4.1. Narrativa pessoal
4.2. Poesia
4.3. Ficção
4.4. Drama
5. Técnicas para avaliar e melhorar texto
5.1.Distanciamento
5.2. Disciplina
5.3. Disponibilidade
5.4. Discussão
6. Estratégias para publicação
6.1. Blogs e sites
6.2. Revistas
6.3. Livro
Objectivos da Unidade Curricular
Reflectir sobre o conceito e as técnicas de escrita criativa.
Rever competências básicas ligadas à composição textual.
Elaborar e reescrever diversos tipos de texto.
Aperfeiçoar as competências de leitura, a partir da análise de modelos textuais vários.
Desenvolver a imaginação e o sentido de auto-crítica.
Criar uma comunidade de leitura e (re)escrita num blog associado à cadeira.
Considerar estratégias de publicação.
Bibliografia Seleccionada
Carmelo, Luís. Manual de Escrita Criativa (2 vol.). Lisboa: Europa-América, 2005.
Cunha, Celso e Luís F. Lindley Cintra. Nova Gramática do Português Contemporâneo. Lisboa: Sá da Costa, 1991.
Earnshaw, Steven. Ed. The Handbook of Creative Writing. Edimburgo: Edinburgh UP, 2007.
La Tourette, Alain et alli Ed. The Writer’s Workbook. Londres: Arnold, 2004.
Mancelos, João. Introdução à Escrita Criativa. Lisboa: Colibri, 2010.
Morley, David. The Cambridge Introduction to Creative Writing. Cambridge: Cambridge UP, 2007.
Prose, Francine. Ler como um Escritor: Um Guia para Quem Gosta de Livros e para Aqueles que Desejam Escrevê-los. Cruz Quebrada: Casa das Letras, 2007.
V.V. Dicionário da Língua Portuguesa Contemporânea da Academia das Ciências de Lisboa (2 vol.). Lisboa: Verbo, 2000.
_______. Dicionário de Sinónimos. Porto: Porto Editora, 1995.
Sem comentários:
Enviar um comentário